Definir prioridades para vencer a Crise

Definir prioridades para vencer a Crise

 

MIltonPor Milton Camargo

 

SIM A CRISE EXISTE. Vai passar? Vai….  Quando? Ninguém sabe ao certo. Mas, e daí?

O que eu faço enquanto isso? Deixo a vida me levar? A resposta é não!

E eu, definitivamente não vou entrar naquela história de “venda lenço enquanto os outros choram”. O mundo é bem mais complexo que isso!

O fato é que, nos dias atuais, essas e outras dúvidas atormentam líderes, executivos e empreendedores de empresas dos mais diferentes portes e setores.

Desde setembro de 2014, isso mesmo, setembro de 2014, tenho me deparado com um cenário cada vez mais complexo no mundo empresarial.

Pude perceber uma mudança na direção dos ventos.  Naquela ocasião o receio era que as metas não fossem cumpridas. Que seria muito difícil. Que talvez tivessem sido mal definidas,  Bla blá blá…. A verdade é que não havia clareza ainda sobre os motivos, apenas percebiam que as coisas já não fluíam como antes.

Pra mim, ficou evidente que não era apenas um problema de execução!

De lá pra cá todos sabemos o que aconteceu.  A crise realmente tomou forma e pegou a todos.

Metas e objetivos tiveram que ser revisados para baixo! Depois começaram os cortes. Com orçamentos reduzidos, pessoas começaram a ser demitidas.

Mas isso não foi suficiente. Até porque tais soluções foram meio “caseiras” e “superficiais”.

Hoje me deparo com desafios ainda maiores e muito mais complexos como por exemplo:

  • Reestruturação que visa reduzir custos diretos e indiretos de forma mais profunda e inteligente (não apenas demitir pessoas e cortar verbas de treinamento e marketing)
  • Renegociação de Dívidas
  • Monetização dos Ativos
  • Identificação de Investidores (Equity)
  • Ações para garantir Receitas fidelizando e reconquistando clientes.
  • Redefinição da Estratégia frente ao novo Ciclo Macro Econômico e seus desafios (e não apenas redefinição de metas)

As discussões hoje circulam ao redor disso e realmente são necessárias, assim como ações efetivas nesse sentido. Ações essas que nem sempre fáceis de serem implementadas.

Temos inclusive ajudado alguns clientes que precisam “atacar” 2 ou mais desses desafios, e de maneira simultânea. Não tem sido fácil…

O alerta é que não existe uma solução ou alternativa única para passar pela crise, muito menos fórmula pronta que dê para replicar!

Neste momento a pior coisa que um líder ou empreendedor pode fazer é:

  • Se esconder;
  • Se aprofundar em análises infinitas;
  • Cancelar reuniões, eventos, viagens de negócios;
  • Se afastar dos clientes;
  • Para de ouvir / achar que sabe tudo;
  • Trair seus valores básicos, em nome de decisões emergenciais;
  • Buscar culpados, em vez de solução;
  • Cortar despesas essenciais;
  • Ter um time desintegrado;

Precisamos de novas respostas para velhos problemas. Novas respostas para novos problemas. E principalmente… novas respostas para problemas que ainda nem conhecemos e que vamos nos deparar ao longo do caminho.

Por isso é de suma importância, que líderes e empreendedores juntem suas respectivas equipes para enfrentar esse momento, formando uma espécie de teambusiness contra a crise, onde todos estejam dispostos a debater alternativas e a construir um plano comum, definindo prioridades e ações bem claras com responsáveis e prazos.

Todos devem se sentir parte integrante deste plano e não devem ter receio de rever tais ações sempre que necessário. Aliás, revisar periodicamente esse plano é um dos fatores críticos para o sucesso.

Uma pitada de coragem, ousadia e uma boa dose de bom senso também ajudam! E claro, estar cada vez mais próximo de seus clientes.

E uma coisa é certa….

Todos irão trabalhar muito mais agora.

O momento requer ainda mais seriedade.

As empresas e seus líderes terão que fazer o que precisa ser feito e no timming correto!

Equalizar tudo isso não é uma das tarefas mais fáceis, e nem sempre das mais agradáveis.

Portanto, aja com responsabilidade. Respeite todos ao seu redor.

A crise vai passar e você terá uma boa história pra contar!

Sucesso!

Milton Camargo

Consultor e Sócio-diretor do Grupo Empreenda e um dos fundadores do EdE – Espaço do Empreendedor

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