Reflexão Estratégica: já é hora de pensar em 2020

Artigo de César Souza para o Jornal do Grande ABC

shutterstock_280610138

Estamos vivendo novo ciclo na nossa economia, que está impondo ajustes inevitáveis no mundo empresarial. Cada empresa, sem exceção, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo de negócio, precisa fazer reflexão estratégica sobre o seu futuro. Na prática, será preciso colocar em pauta as seguintes questões: qual o rumo a seguir? Qual negócio devemos focar? Quais aqueles que seriam melhor sair? Quais as oportunidades inexploradas? Quais competências precisamos adquirir? Como atingir melhores resultados? Temos grau satisfatório de eficiência operacional? Os nossos modelos de gestão, estrutura e perfil de pessoas são adequados para a estratégia que desejamos implementar? Enfim, quais as nossas prioridades para os próximos anos? Qual patamar desejamos estar em 2020?

Sempre gosto de dizer que essa ‘reflexão estratégica’ é espécie de ‘antessala’ do planejamento estratégico. Ou seja, antecede o planejamento estratégico, que acabou, em muitas empresas, virando mero exercício de ajustes do orçamento para o ano que vem.

Sempre gosto de dizer que essa ‘reflexão estratégica’ é espécie de ‘antessala’ do planejamento estratégico. Ou seja, antecede o planejamento estratégico, que acabou, em muitas empresas, virando mero exercício de ajustes do orçamento para o ano que vem.

A reflexão estratégica é fundamental para alinhar e comprometer as pessoas relevantes com visão de futuro compartilhada. Aí, sim, uma vez tornadas claras e explícitas as convergências e o que precisa convergir, uma vez obtido alto grau de alinhamento e compreensão do futuro do negócio, aí, as diferentes unidades de negócio ou departamentos podem fazer o seu planejamento estratégico embasado nesse propósito comum.

Esse alinhamento precisa ocorrer em vários níveis: entre os integrantes da diretoria da empresa: nem sempre as visões são convergentes; internamente, dentre os componentes de uma mesma diretoria ou departamento; entre o conselho de administração e a diretoria; entre sócios; entre integrantes da família (nas empresas familiares).

A reflexão estratégica benfeita serve como instrumento de diálogo construtivo, maximizando o aproveitamento e trazendo sinergia a pontos de vista diferentes.

Se você quer garantir o futuro da sua empresa, importante se engajar em reflexão estratégica que possibilite a tomada de decisões corretas. Só assim você evitará ser atropelado por situações inesperadas ou indesejadas. Só assim você alinhará visão de futuro com as pessoas relevantes – integrantes da equipe, investidores, sócios, instâncias da governança da empresa. Só assim você aumentará a taxa de sucesso na execução da estratégia da sua empresa.

Mas, não improvise. Siga disciplina e metodologia adequadas e inspiradoras para formatar esse futuro de forma compartilhada e eficaz.
68x68_dc-cesar-2César Souza é fundador da escola Espaço do Empreendedor e escritor.

link_lampada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s