Capacitação como chave para fortalecer as Micro e Pequenas Empresas

Artigo de Paulo Castro do EdE – Espaço do Empreendedor sobre a capacitação como chave para fortalecer as Micro e Pequenas Empresas #EdE

aaeaaqaaaaaaaaifaaaajdq3zty4mmexlwrintytndqxmi1hytixltq0ztqwmzfkndewnq
DiviNews

 

Hoje foram revelados os dados da última pesquisa do Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre a longevidade das empresas brasileiras e novamente aparece com destaque o tema da mortalidade das micro e pequenas empresas. A crise financeira dos últimos três anos agravou o quadro, aumentando em 10 pontos percentuais a mortalidade. Dos 1,8 milhão de empreendimentos lançados em 2014, 600 mil (ou 33% deles) estarão fechados até o final de 2016. Na pesquisa anterior, que considerava as 1,6 milhão de empresas abertas em 2012, 23% chegaram inativas ao fim de 2014.

Mas o problema de base é o da capacitação do empreendedor para montar e gerir o seu negócio. Dotado de competências técnicas ou tino comercial, geralmente o fundador de uma nova empresa carece de aptidões de gestão e de planejamento básicas para aumentar a taxa de sucesso e longevidade do novo empreendimento.

Cabe falar um pouco dos públicos e dos modelos de empreendedorismo. Temos a realidade de um brutal desemprego, que acumulou o contingente de mais de 12 milhões de pessoas desempregadas nos últimos anos. Estas pessoas, pressionadas pela necessidade de gerar renda, buscam atividades informais ou o trabalho por conta própria. Ou, mais estruturadas, revisitam antigas competências, hobbies e sonhos para transformá-los em novos negócios.

Leia na íntegra no Linked In

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s